segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Vitorian Gothic † Gótico Vitoriano

Bom dia minhas Ladys e Lords, hoje me senti um pouco inspirada pra continuar as postagens sobre os estilos mais conhecidos dentro da subcultura.E hoje será o Vitorian Gothic, ou Gótico Vitoriano


Inspirado principalmente no período em que a Rainha Vitória vestiu-se somente com roupas pretas  pela morte de seu marido, o Príncipe Albert a procura por roupas mais elaboradas em tons escuros passou a ser bem maior. Corseletes, luvas, vestidos longos e armados, ternos, casacas, chapéus e bengalas - prezando sempre as rendas, os babados e a pele tão branca quanto a porcelana fina dos palácios. Na Europa  do Vitoriano a moda clássica, mesmo nas roupas mais escuram deviam ter um toque de delicadeza, assim como nas joias com rendas importadas e pedras escuras.


Por ser um período negro da história, por conta da peste, das guerras civis, e de constantes assassinatos sem explicação plausível, foi uma época em que muitos escritores, tanto os da época quanto mais atuais se inspiraram em criar histórias segundo as lendas locais e assim começaram a espalhar-se pelo mundo as história do Conde Drácula e Frank Stain, já que havia uma grande quantidade de leitores de Bram Stoker e Edgar Allan Poe, mesmo sendo mais propensos ao teatro e à poesia, remetiam ao terror, a escuridão e a beleza do obscuro, da paixão sórdida, luxuria e do completo desconhecido. Essa influencia da literatura também influenciou na criação de estilos que remetiam ao Vampiresco, na Europa  do Vitoriana a moda clássica, mesmo nas roupas mais clássicas o toque de delicadeza é evidente, assim como nas joias com rendas importadas e pedras, mas com a prevalência de tons terrosos e escuros que lembrassem as trevas, o sangue, o fúnebre, e ainda assim a eternidade da beleza.


Tudo isso inspirou também a música passando da ópera ao gothic rock, da música clássica de Schubert até por bandas de darkwave. Contudo uma banda norte-americana, Rasputina, é uma das mais apreciadas pelo gênero.

Foto tirada do blog Moda de Subculturas
Hoje tais elementos, pra quem gosta do estilo mais clássico, como o Gótico Vitoriano, percebe uma mistura de tendencias, entre a delicadeza da época com o agressivo do fetichista, com peças em couro, látex, correntes, como foi mostrado em um desfile no ano 2009/2010, feito pelo estilista Alexander Mcqueen em Milão (foto acima).


Ainda nos tempos atuais não só as roupas inspiram milhares de pessoas pelo mundo como também novas versões das lendas e histórias que fizeram e ainda fazem sucesso entre jovens e adultos. Um exemple é a série Penny Dreadful, uma série de terror com toques sobrenaturais que se passa na cidade de Londres na época vitoriana. A história conta com personagens clássicos da literatura como Frankenstein, Conde Drácula e Dorian Gray, e seus contos de horror, origem e formação se misturam à narrativa dos protagonistas, o que mostra que mesmo sendo um estilo considerado um tanto "estranho" para sociedade até mesmo eles se prendem a beleza e ao terror que é passado com o estilo e as histórias adaptadas. Estou louca pra assistir a série mas ainda me falta tempo. Mas pretendo começar em breve!

Bom gente é isso. Espero que tenham gostado! Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...