Góticos?

Olá meus queridos seres noturnos, eu me chamo Antonielle, mas prefiro Lady Dark por conta da minha visão sobre o mundo! Faço-lhes um pedido peculiar: Desconstruam a idéia distorcida que vocês têm na cabeça sobre a imagem do Gótico que a sociedade deixou em suas mentes e abram-na para o que realmente acontece dentro desse mundo! 


Em primeiríssimo lugar farei um breve resumo: 
Góticos não se cortam! 
Góticos não arrombam túmulos!
 Góticos tem sentimentos! 
Góticos não são Satânicos, isso não tem nada haver com o estilo!
 Góticos não só usam coturno e roupas pretas!
 Góticos não bebem sangue! 
NÃO existe "Alma Gótica"!
 NÃO se nasce Gótico! 
NÃO existe Goticismo e sim Sub-Cultura Gótica e não tem nada haver com filosofia, mas com ideologia! 
Góticos não são sempre tristes! 
A subcultura gótica é laica, isso quer dizer: não tem ligação com qualquer religião. 

 E é assim que eu começo meu blog. 

Bem, ao longo da historia o termo “gótico” foi utilizado pra classificar varias manifestações artísticas, estéticas e comportamentais. Dessa maneira acho que já dá pra se ter uma noção da dimensão e da diversidade de significados que essa palavrinha trás não é mesmo? Originalmente, Gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.. Como metáfora, o termo foi usado pela primeira vez no início da Renascença, para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica, da baixa Idade Média e, por conseqüência, toda produção artística deste período. Assim, a arquitetura foi classificada como gótica, referindo-se ao seu estilo "bárbaro", se comparado às tendências românicas da época. 

No século XVIII, como reação ao Iluminismo, surge o Romantismo que idealiza uma Idade Média, que na verdade nunca existiu. Nesse período o termo Gótico passa a designar uma parcela da literatura romântica. Como a Idade Média também é conhecida como "Idade das Trevas", o termo é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e por vezes, sobrenatural. As expressões Gothic Novel e Gothic Literature são utilizadas para designar este subgênero romântico, que trazia enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios. Assim, o termo Gothicism, de origem inglesa, é associado ao conjunto de obras da literatura gótica. Posteriormente, influenciado pela Literatura Gótica, surge o ultra-romantismo, um subgênero do romantismo que tem o tédio, a morbidez e a dramaticidade como algumas características mais significativas. 



Bem mas porque estou falando nisso tudo e não cheguei aos finalmente? Simplesmente é porque quero que percebam que o termo gótico não é tão atual quanto muitos pensam! 

A subcultura gótica surge no final da década de 70 influenciada por varias correntes artísticas como o Expressionismo, o Decadentismo, a Cultura de Cabaré e Beatnick. Seus adeptos foram primeiramente chamados de Darks, aqui no Brasil, e curtiam bandas como Joy Division, Bauhaus, The Sisters of Mercy, The Cure, entre tantas outras. Atualmente a subcultura gótica permanece em atividade e em constantes modificações culturais baseadas não só nas musicas e no comportamento, mas também em outras expressões artísticas. 

Muitos góticos têm costume de visitar cemitérios (tá ai a idéia que nós arrombamos túmulos ou que fazemos rituais de magia negra em cemitérios), mas o que não sabem é que tais visitas são apenas para nos encontrar em um lugar mais calmo e livre de preconceitos e olhares tortos por conta da aparência que gostamos e nos sentimos bem. Temos adoração pela morte e um respeito imenso pelos mortos, o que não quer dizer que somos suicidas! Góticos são seres cultos, grande parte músicos, filósofos, escritores, poetas, pintores e por ai vai... O preto que usamos é o luto pelas almas que se perderam na visão distorcida passada pelo mundo, mas o preto não é constante, o vermelho, o roxo, o branco, também são usado, acompanhados do preto . 
Muitos pensam que os góticos vivem na depressão, na tristeza constante e melancolia profunda. Tudo isso é MITO. Nós também temos nossos momentos de alegria, SORRIMOS assim como choramos, namoramos, nos apaixonamos (certo que de forma mais profunda), temos sentimentos bons e ruins como qualquer ser humano comum! Apenas temos uma perspectiva poética e subjetiva sobre a própria existência; uma visão positiva sobre solidão, melancolia e tristeza; introspecção, medievalismo, entre outros. 


Sintetizar em palavras um universo de questões filosóficas, espirituais e ideológicas que agem na razão humana, traz definições frágeis e incompletas de sua essência. Obscuro, Sombrio ou Gótico podem ser adjetivos de diversos contextos e conotações. Mas é, principalmente, o espelho que reflete uma PERSONALIDADE VERDADEIRA.

10 comentários:

  1. gabrielle bertechini(Lady Lilith)10 de janeiro de 2014 às 00:01

    Sua visao do mundo e explendida,
    Nunca pensei encontrar uma pessoa com tanta atitude e com uma forte ideia de si propria
    adorei cada palavra q escreveu
    Bj

    ass:Lady Lilith

    ResponderExcluir
  2. Amei, vlw, estou começando agora e vc me ajudou muito, :). Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Morgana, espero que aproveite as informações que tento passar aqui ^^.

      Excluir
  3. Bem,o que você escreveu tem muito sentido. Pude me identificar bastante com várias informações contidas no texto.
    Primeiramente, deixo os meus parabéns!
    E agora eu peço que você possa colaborar comigo em uma empreitada.Gostaria de poder conversar contigo,enfim,estou escrevendo um livro,queria saber mais da visão de mundo de uma "Lady Darks" para não colocar bobagens extravagantes no papel.
    Se você sentir-se interessada só diga sim.
    Mas,se não...OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Fenor e fico feliz que tenha gostado. Ficaria muito feliz em ajudar sim! Ok?
      Entra em contato comigo pelo e-mail: gothic.angel.girl@gmail.com; e me diga como poderei ajudar, que o farei!
      Bjos e até depois!

      Excluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...