terça-feira, 8 de março de 2016

Industrial Gothic † Gótico Industrial



Olá minhas Ladys e Lords, hoje tem mais uma postagem sobre os sub-estilos da Subcultura e hoje vou falar sobre o Industrial, por que descobri coisas que eu neeem imaginava e resolvi compartilhar com vocês.



Inicialmente eram conhecidos como cabeças de prego e até chegam a rejeitar a subcultura, contudo mesmo rejeitando a ligação, um tanto militarizada, é evidente, pelas roupas, as letras de boa parte das músicas, que remetem a cenários de horror, o som eletrônico um tanto futurista e louco pouco parecido com o Cyber Gótico. Muitos se inspiram em cenários e o estilo Matrix, outros preferem um estilo mais Guerra Civil futurista, usando muito couro, boinas com uma pegada militar e uniformes nada convencionais, mas tudo muito ligado ao aspecto PLANETA TERRA NUM FUTURO EXTREMAMENTE DECADENTE.

O pessoal do Site Spectrum Gothic fez um levantamento mais detalhado do surgimento do estilo industrial na Subcultura. O texto abaixo...


O termo Industrial teria sido sugerido pelo músico e performer Monte Cazazza: "música industrial para pessoas industriais". A idéia era uma "não-música" que satirizasse o mundo industrializado. Influenciados por experiências feitas na música erudita experimental ao longo do século XX, um dos resultados foi o Industrial que surgiu em meados dos anos 70, sendo a banda Throbbing Gristle considerada uma de suas criadoras (ao lado de Monte Cazazza). Industrial constituía em buscar fazer algo musical sem melodia ou mesmo sem instrumentos, usando de objetos cotidianos e/ou industrializados. As sonoridades podiam tanto ser extremamente delicadas como totalmente perturbadoras e agressivas.

Throbbing Gristle
Em 1980, surge um dos ícones do industrial, a banda alemã Einsturzende Neubauten. Com o tempo, bandas vão mesclando o estilo com outros, e surge o Industrial-Rock, como o caso da banda Nine Inch Nails, que ainda guarda bastante ligação com o estilo original.
Mais recentemente, ao longo dos anos 90, se popularizou um estilo chamado Industrial, com muitos elementos de Metal, mas que não tem mais quase nada da experimentação do Industrial original. Mas ainda podemos encontrar bandas que fazem hoje um som Industrial mais tradicional.




Outras bandas básicas do estilo original, também importantes para EBM e Synth: Cabaret Voltaire e Clock DVA. Originalmente Influenciados pela música experimental de eruditos como Stockenhausen, hoje é difícil imaginar, mas as raízes do experimentalismo do Industrial influenciaram também as inovações do Rap e do Hip-Hop original. Quando em 1982 África Banbaata "sampleia" o Kraftwerk e inventa o Electro, (em Planet Rock) é apenas o círculo da história que se fecha.

(
Spectrum Gothic)




Hoje uma das bandas que mais faz sucesso pelo mundo é Blutengel, que em algumas músicas trás o lado mais sangrento e vampiríco, com a batida mais eletrônica, baladas, faixas acústicas, violas, onde Chris Phol, vocalista, se mostra com uma voz incrível, no entanto a banda está mais voltada ao EBM e o Gótico Eletronico do que pro industrial encontrado no som de Terminal Choice, onde Chris também canta, mas ainda assim é de um sucesso inegável. A fofa da Loretta que diga, já que ela fez uma entrevista muito legal com o Chris sobre Blutengel e me ajudou com dúvidas sobre a banda pois também me confundia, não sou de ferro! Podem conferir AQUI a entrevista.

Bom gente é isso, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse estilo, por que eu gostei de ter pesquisado, pois também não sabia tanto sobre esse sub-estilo! Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

  1. É o meu favorito! <3
    Queria eu me vestir futurista todo dia!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥