quarta-feira, 29 de julho de 2015

Góticos no Nordeste e Xenofobia!

 Olá meus queridos morceguinhos, 

Hoje resolvi desabafar e falar sobre uma coisa que têm ficado escondida, mas todos sabemos que é recorrente... O PRECONCEITO! Eu sei que já havia falado de preconceito aqui e aqui, mas percebi que nunca havia falado da situação que todo gótico que mora no nordeste passa ao falar com outros góticos que moram no sul e sudeste do país.


Batom preto-Color make!
 Lógico que não são todos, tanto que conheci pessoas ótimas em São Paulo nas minhas viagens que tive por lá, e também pelo face, como por exemplo a Rúbilinda (Nosferótika) e a Sandiva (Nox et Lux) que além de me inspirarem a voltar a postar no blog têm sido bastante simpáticas com minha pessoinha. Rúbia deu a dica de falar um pouco sobre como é ser gótico aqui nessas bandas do calorão! 
Mas querendo ou não é uma realidade de quem vive aqui e opta ter uma vida um tanto mais trevosa!
Apesar do calor infernal (que falarei em outro post), até mesmo no inverno, eu tenho o maior orgulho de ter nascido, crescido e ainda viver em Maceió-AL. 


Essa é a Orla de Maceió-AL, praia da Ponta Verde, anoitecendo, e não é só a noite que é linda não, pela manhã as praias daqui dão mais um espetáculo!
O preconceito aqui é um tanto maior que em Estados mais ao sul do país, relacionando com a sociedade, até por que o que é diferente não é tão bem visto. É difícil usar tanta roupa preta aqui, mas quem disse que gótico só pode usar preto? Quem ditou essa regra? 
É um tanto obvio que a cena aqui é escassa, mas é algo que também não chega a ser inexistente né? Temos uma dificuldade enorme de encontrarmos roupas mais alternativas tendo que nos contentar com as coleções de invernos de lojas populares, e com nossas modificações pessoais! Tattoos e piercings são algo estranho para os mais conservadores, mas isso vem mudando aos pouquinhos, assim como as cores fantasia nos cabelos, batons e makes escuras também!

Produçãozinha básica pra foto kkkkkk
Mais uma coisa é certa, aqui no nordeste, vai ter góticos de todos os biotipos possíveis e imagináveis, do mais gordo ao mais magro, do mais branco ao mais negro e é uma coisa que temos que trabalhar, pois o que estamos acostumadinhos de imaginar que o gótico perfeito é o branquinho dos olhos claros e traços europeus, cabelos 100% lisos, sejam loiros,ruivos ou negros, mas ainda assim lisérrimos. Gente, acordem! Não há pessoa perfeita, muito menos GÓTICO PERFEITO!!
A Rúbia, quebrou um pouco isso, pois ela é morena e linda por sinal, assim como tantas outras. Mas aqui a cena chega a ser um tanto misturada com os outros estilos de rock, então é um tanto comum você chegar aqui e ver alguém que curte o som e o estilo gótico e misturar acessórios mais ligados ao metal, ou até mesmo coisas que estão entrando agora na temática gótica mainstream, como chapéis e bonés, até por que o sol é de rachar!
Quanto a Xenofobia digo que é existente pelo fato de que em redes sociais nós góticos nordestinos somos xingados de falsos góticos, ou "modinhas" coisa que muitas vezes ocorre pela cor da pele, tipo de cabelo, biotipo, ou forma de se vestir, o que não é verdade, apenas, como já expliquei temos menos acesso ao mundo alternativo da subcultura e mesmo tendo loja pela internet com coisas lindas e maravilhosas, cá entre nós os preços são absurdos, e com isso muitos de nós nos viramos com o que temos, de acordo com nosso poder aquisitivo também.
Por tanto antes de xingar e destilar seu recalque e sua xenofobia pra cima de nós procure conhecer, onde vivemos, como fomos criados, o que sofremos, nossas dificuldades com o preconceito social e com o que vivemos em casa, com nossos pais conservadores... E tenho certeza que muitos de nós temos orgulho de viver onde vivemos, pois apesar da violência e da sociedade descuidada com nossas riquezas naturais, nosso Nordeste é lindoooooo! E muitos que conheceram e falavam mal anteriormente, acabam se apaixonando por nossas belezas e também nossas diferenças, de estilos e gostos!


não liguem pra foto tremida!! :P

Eu sou nordestina, gordinha, morena de cabelo cacheado e sou gótica sim (pra mim não tem essa de não rotular por que no final das contas todo mundo se rotula). 

Espero que tenham gostado!
Beijos meus morceguinhos!!!

E vocês já sofreram preconceito dentro da Subcultura por ser de um determinando local (xenofobia)? Comentem!

8 comentários:

  1. Infelizmente é um pensamento que é presente na nossa belíssima região. Tanto com quem adota um estilo de vida que gosta, como os góticos, rockeiros, dentre tantos outros, como aqueles cujas características são enquadradas como estereótipos abomináveis quase que instantaneamente, como é o caso dos nordestinos. É uma pena que se cultive esse conservadorismo porque ele em nada se assemelha às belezas que temos por aqui. Por vezes a impressão que tive observando esses estilos de vida é a de que é mais fácil suportar um estereótipo de ser gótico fora da região nordeste (e diria também que até fora das regiões norte e centro oeste também) quando o assunto é estilo de vida, regiões e também questões de identidade e gênero.

    Não que essas questões sejam bem entendidas pela sociedade das regiões sul e sudeste, mas a impressão que se tem é de que a possibilidade nas duas regiões em especial para abordagem desses temas no contexto acadêmico é, infelizmente, ainda maior do que em nossa região. Estudar estilos de vida ainda é algo muito difícil no nosso nordeste, assim como outras questões que ficamos abismados em tratar...

    Mas a luta continua! Sempre buscando engrandecer o ideal de uma felicidade individual que não reduz a dignidade ou a integridade física de ninguém. É isso que busco sempre (e creio que também partilha da mesma opinião) para solucionar todas essas questões.

    Postagem muito boa, Nielle!! Feliz em ver abordando essas temáticas.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim amigo, concordo com cada palavra que disse! Realmente no nosso nordeste há essa dificuldade de procurar conhecer o diferente e simplesmente julgar pelo esteriótipo apresentado visualmente! Mas também lá fora pelo simples fato do "sotaque" ser um tanto diferente, olhares tortos se voltam pra nós! O que é uma lástima. Espero que um dia tudo isso chegue a mudar viu?!!

      Bjos amigão :*

      Excluir
  2. Eu também sou nordestina, apesar de morar aqui em São Paulo há bastante tempo.
    Sai da Bahia nova demais para ter algum estilo definido, mas passei as férias escolares lá e, nessa ocasião, eu já usava um estilo dark.

    Olha, o preconceito é incrível de absurdo! Se aqui em São Paulo, mesmo com tanta diversidade de estilos, já sofremos com ele - ai no nordeste é absurdamente pior. Infelizmente as pessoas ainda são muito conservadoras e supersticiosas, o que atrapalha demais... mesmo assim, aos poucos, o espaço será conquistado.

    Sobre o preconceito que os "góticos" do sul e sudeste tem com os góticos nordestino, sinceramente, eu desconhecia. Graças aos deuses estou inserida num meio sem esse tipo de gente. Poxa, esfrega na cara deles a banda Plastique Noir - a melhor banda gótica brasileira (em minha opinião) que é cearense.

    Obrigada por me mencionar, lindona!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sandila infelizmente é algo que ocorre com frequência essa xenofobia, mas como deixei claro há muitos que pensam de outra forma e fazem a diferença, assim como você e algumas outras pessoas que felizmente conheci ao acaso! E concordo plenamente q a Plastic Noir é uma das mais fodas *-*

      Excluir
  3. Realmente é um assunto até triste de se falar, sou nordestino e sou gótico desde que me lembro e minha situação é muito difícil pois sou o único em minha cidade mesmo não me importando com os comentário as vezes me sinto muito mal por sempre está sozinho e por não ter amigos do mesmo estilo aqui por perto, olha se alguem quiser se juntar ou simplesmente conversar este é o meu face WEBERTON GALVAO agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente como se sente, Weberton, mas será que não tem outros góticos na sua cidade? pode ser que vc apenas não os conheça! Mas vou te add no face ok?!

      Excluir
  4. Sou o único gótico em minha cidade e sim, isso significa ser temido e deixado sozinho em absolutamente todas as ocasiões sou tido como uma especie de monstro simplesmente pela minha forma de me vestir e me comportar pois não tenho amigos e ect..., gostaria de ter mais contatos, este é o meu face WEBERTON GALVAO agradeço !

    ResponderExcluir
  5. eae tranquilo?
    Nisso, eu estou procurando lojas no Nordeste com venda de acessórios e afins góticos.
    Quais recomenda?

    ResponderExcluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...