Olá minhas Ladys e Lords do blog. Hoje resolvi dar continuidade ao meu projetinho pessoal sobre a Cena Gótica aqui no Brasil. Como sabem o intuito é procurar por coisas que são pouco valorizadas e estão sendo esquecidas na cena gótica daqui, desde bandas, filmes, livros e autores... É uma pesquisa que será longa, mas ao mesmo tempo é uma forma de passar conhecimento pra vocês sobre a subcultura em nosso país.
Em um grupo do Facebook que participo, da minha cidade (Maceió Industrial| Post-Punk| Gothic) me deram uma ideia de fazer um gráfico de como a subcultura se divide em nosso país, e assim o fiz:
O que se dá para notar pelo gráfico de pesquisa é que a região onde começou a espalhar a subcultura aqui é a que mais tem seguidores. A região Sudeste possui muitos locais com a temática, além de a melhor aglomeração de novas bandas com sons diversificados e misturados em meio a subcultura!
Contudo já vi e ouvi de tudo por lá mas pra meu espanto no ano passado foi publicada uma matéria no Esporte Uol sobre um time de Futebol Gótico, que já tem em todo MUNDO. O que é muito bom pra desmistificar aquela ideia de que gótico vive sempre depressivo e enfurnado em um quarto escuro:
http://realgothicbrasil.blogspot.com.br/ |
"Tem um mito que gótico não pratica
esporte e que gótico é sedentário, avesso a qualquer prática esportiva, ou sei
lá, só joga xadrez com a morte, mas é mais um mito. Eu, por exemplo, sou
gótico, adoro futebol e jogo num time formado por góticos. Outros góticos
gostam também, tem um time lá na Inglaterra e muitos gostam de esporte e de
futebol", assim contra Guilherme Freon.
A região em que moro do país só perde para a região Norte, pois é a cultura antepassada é muito forte o que diminui bastante a probabilidade de tantos seguidores. Já havia falado um pouco AQUI sobre como é a vida de um Gótico aqui no Nordeste e como somos tratados por adeptos da subcultura de outras Regiões, e se forem daqui tenho certeza que concordarão.
Através da revista VICE, encontrei um desabafo de alguns góticos que moram em Manaus, como Lúcio Ruiz, de 42 anos hoje:
Foto de João Machado |
"Muitas vezes, a cena gótica na cidade é vista
tristemente como algo atrelado ao satanismo, à magia negra, às drogas e aos
assassinatos. Nada contra (inclusive, adoro), mas basta uma inocente procurada
no Google com as palavras-chave "gótico" e "Manaus" para
que uma série de reportagens de cunho sensacionalista noticie assassinatos e
rituais que automaticamente são atrelados à cena gótica. "A gente tem
problemas com a família, com pessoas que criticam os góticos por causa do
modismo, por causa do emo. Uma cidade como a nossa, uma província em
crescimento, trouxe um certo preceito e preconceito que está crescendo e tem
uma ideia predefinida do nosso estilo. Existe uma deformação e uma falta de
informação sobre nós", destaca Lúcio.
Na região Sudeste (
"Eu e minha esposa somos católicos.
Não cometemos nenhuma infâmia contra às regras impostas pelo catolicismo.
Gostamos de rock, de cores escuras, e vestimos de uma maneira singular.
Queríamos ter um matrimônio que fosse a nossa cara. Meu casamento é legítimo e
não tem nada que alguém possa questionar”, diz o marido.
“Os moradores começaram a dizer que
fazíamos parte de uma seita satânica e que não podíamos por os pés nas igreja.
O estilo de vida e roupa não têm relação com a religião. No dia do casamento,
minha noiva foi difamada na porta da igreja e aquelas declarações
preconceituosas me prejudicam até hoje”, desabafa Wesley.
Como todos vocês podem ver, a conclusão é que em todos
os lugares do nosso país o preconceito para com pessoas na nossa subcultura é presente e possuem as mesmas formas de ofensas e questões irreais simplesmente levantadas e alimentadas
pela mídia. Mas querendo ou não, mesmo com uma divisão tão diferente em nosso país, eles estão presentes, seja no calor, no frio, na chuva, no interior das brenhas, há góticos em todo o nosso país e estes merecem ser reconhecidos e lembrados.
Bom gente, eu espero que tenham gostado!
Beijinhos e até a próxima postagem ♥
To adorando acompanhar as postagens lady, é bem interessante ver como o povo se mantem firme e forte com seus estilos, mesmo que o lugar onde moram sejam tão avesso a isso! Só uma pequenina correção, MG não é um estado da região centro -oeste, mas do sudeste... mas te garanto que mesmo sendo do sudeste, onde tem maior concentração de góticos, a maioria da população aqui tem uma cabeça muito fechada em ralação ao diferente :/
ResponderExcluirbjo sua linda! Tô no aguardo das outras postagens!
Nay molhier obrigada pela correção geográfica, sempre fui péssima em geografia pra distinguir regiões kkkkkk, to muito feliz que estejam gostando do projetinho, de verdade! Sei o quanto é difícil pq alagoas é terra de mulé de tradição que risca a faca no chão e bate o pé, mas eu sou isso sendo mais trevosaann kkkkk, é difícil no nordeste todo o preconceito que parece ser redobrado, mas eu sei perfeitamente que em todas as regiões do nosso país o preconceito quanto a subcultura é grande e afeta a todos q a mantêm como estilo de vida!
ExcluirValeu pela visitinha amora! Bjinhos :*
Parabéns pelo projeto, estou acompanhando e adorando! Só uma pequena correção: Minhas Gerais (sou daqui o/) fica na região Sudeste, não Centro-Oeste.
ResponderExcluirBeijos!
Gataaannn, fico feliz que esteja adorando, e eu adoro quando vcs comentam aqui, fico eufórica! Mas obrigada pela correção geográfica, sempre fui péssima em geografia pra distinguir regiões kkkkkk mas valeu amora! Apareça mais por aqui tá? Bjinhos :*
ExcluirAh gostei demais desta série de postagens. É bem interessante ver como se desenrola a cena gótica pelo nosso país.
ResponderExcluirVou continuar acompanhando.
Beijos!
Que bom que gostou Vivien, tem sido bem trabalhosa a pesquisa, mas estou amando fazê-la. Bjinhos e muito obrigada pela visitinha! :*
ExcluirAmei o casamento gótico!
ResponderExcluirGente, sua pesquisa tá muito boa! Ainda bem que descobri esses posts, quero continuar acompanhando <3
Beijão, linda!
www.vultuspersefone.blogspot.com
Molhier esse casamento foi uma quebra de tabu da poxa, mas na época foi muita gente tirando onda com o casal na internet ao invés de ver o quanto eles sofreram pra fazer o que queriam. Tô tão feliz que estão gostando das pesquisa!!! Acho que essa semana ainda tem mais coisas do projeto! Bjos lindona, apareça mais vezes :*
Excluir