quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cena Gótica Brasileira #2

Olá minhas Ladys e Lords do blog. Hoje resolvi dar continuidade ao meu projetinho pessoal sobre a Cena Gótica aqui no Brasil. Como sabem o intuito é procurar por coisas que são pouco valorizadas e estão sendo esquecidas na cena gótica daqui, desde bandas, filmes, livros e autores... É uma pesquisa que será longa, mas ao mesmo tempo é uma forma de passar conhecimento pra vocês sobre a subcultura em nosso país.

Em um grupo do Facebook que participo, da minha cidade (Maceió Industrial| Post-Punk| Gothic) me deram uma ideia de fazer um gráfico de como a subcultura se divide em nosso país, e assim o fiz:



O que se dá para notar pelo gráfico de pesquisa é que a região onde começou a espalhar a subcultura aqui é a que mais tem seguidores. A região Sudeste possui muitos locais com a temática, além de a melhor aglomeração de novas bandas com sons diversificados e misturados em meio a subcultura!
Contudo já vi e ouvi de tudo por lá mas pra meu espanto no ano passado foi publicada uma matéria no Esporte Uol sobre um time de Futebol Gótico, que já tem em todo MUNDO. O que é muito bom pra desmistificar aquela ideia de que gótico vive sempre depressivo e enfurnado em um quarto escuro:

http://realgothicbrasil.blogspot.com.br/
"Tem um mito que gótico não pratica esporte e que gótico é sedentário, avesso a qualquer prática esportiva, ou sei lá, só joga xadrez com a morte, mas é mais um mito. Eu, por exemplo, sou gótico, adoro futebol e jogo num time formado por góticos. Outros góticos gostam também, tem um time lá na Inglaterra e muitos gostam de esporte e de futebol", assim contra Guilherme Freon.


A região em que moro do país só perde para a região Norte, pois é a cultura antepassada é muito forte o que diminui bastante a probabilidade de tantos seguidores. Já havia falado um pouco AQUI sobre como é a vida de um Gótico aqui no Nordeste e como somos tratados por adeptos da subcultura de outras Regiões, e se forem daqui tenho certeza que concordarão.

Através da revista VICE, encontrei um desabafo de alguns góticos que moram em Manaus, como Lúcio Ruiz, de 42 anos hoje:

Foto de João Machado
"Muitas vezes, a cena gótica na cidade é vista tristemente como algo atrelado ao satanismo, à magia negra, às drogas e aos assassinatos. Nada contra (inclusive, adoro), mas basta uma inocente procurada no Google com as palavras-chave "gótico" e "Manaus" para que uma série de reportagens de cunho sensacionalista noticie assassinatos e rituais que automaticamente são atrelados à cena gótica. "A gente tem problemas com a família, com pessoas que criticam os góticos por causa do modismo, por causa do emo. Uma cidade como a nossa, uma província em crescimento, trouxe um certo preceito e preconceito que está crescendo e tem uma ideia predefinida do nosso estilo. Existe uma deformação e uma falta de informação sobre nós", destaca Lúcio.

Na região Sudeste (corrigindo meu errinho geográfico, obrigada meninaaaas!!) do Brasil, a um tempo, foi muito comentado um Casamento Gótico no sul de Minas Gerais. O casal Wesley Aurélio Mendes Chaves e Fernanda Alves Martins quiseram uma cerimônia completamente fora do comum, e o resultado foi mais e mais preconceito:



"Eu e minha esposa somos católicos. Não cometemos nenhuma infâmia contra às regras impostas pelo catolicismo. Gostamos de rock, de cores escuras, e vestimos de uma maneira singular. Queríamos ter um matrimônio que fosse a nossa cara. Meu casamento é legítimo e não tem nada que alguém possa questionar”, diz o marido.
Os moradores começaram a dizer que fazíamos parte de uma seita satânica e que não podíamos por os pés nas igreja. O estilo de vida e roupa não têm relação com a religião. No dia do casamento, minha noiva foi difamada na porta da igreja e aquelas declarações preconceituosas me prejudicam até hoje”, desabafa Wesley.
Como todos vocês podem ver, a conclusão é que em todos os lugares do nosso país o preconceito para com pessoas na nossa subcultura é presente e possuem as mesmas formas de ofensas e questões irreais simplesmente levantadas e alimentadas pela mídia. Mas querendo ou não, mesmo com uma divisão tão diferente em nosso país, eles estão presentes, seja no calor, no frio, na chuva, no interior das brenhas, há góticos em todo o nosso país e estes merecem ser reconhecidos e lembrados.

Bom gente, eu espero que tenham gostado! 

Beijinhos e até a próxima postagem ♥

8 comentários:

  1. To adorando acompanhar as postagens lady, é bem interessante ver como o povo se mantem firme e forte com seus estilos, mesmo que o lugar onde moram sejam tão avesso a isso! Só uma pequenina correção, MG não é um estado da região centro -oeste, mas do sudeste... mas te garanto que mesmo sendo do sudeste, onde tem maior concentração de góticos, a maioria da população aqui tem uma cabeça muito fechada em ralação ao diferente :/
    bjo sua linda! Tô no aguardo das outras postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay molhier obrigada pela correção geográfica, sempre fui péssima em geografia pra distinguir regiões kkkkkk, to muito feliz que estejam gostando do projetinho, de verdade! Sei o quanto é difícil pq alagoas é terra de mulé de tradição que risca a faca no chão e bate o pé, mas eu sou isso sendo mais trevosaann kkkkk, é difícil no nordeste todo o preconceito que parece ser redobrado, mas eu sei perfeitamente que em todas as regiões do nosso país o preconceito quanto a subcultura é grande e afeta a todos q a mantêm como estilo de vida!
      Valeu pela visitinha amora! Bjinhos :*

      Excluir
  2. Parabéns pelo projeto, estou acompanhando e adorando! Só uma pequena correção: Minhas Gerais (sou daqui o/) fica na região Sudeste, não Centro-Oeste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gataaannn, fico feliz que esteja adorando, e eu adoro quando vcs comentam aqui, fico eufórica! Mas obrigada pela correção geográfica, sempre fui péssima em geografia pra distinguir regiões kkkkkk mas valeu amora! Apareça mais por aqui tá? Bjinhos :*

      Excluir
  3. Ah gostei demais desta série de postagens. É bem interessante ver como se desenrola a cena gótica pelo nosso país.
    Vou continuar acompanhando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vivien, tem sido bem trabalhosa a pesquisa, mas estou amando fazê-la. Bjinhos e muito obrigada pela visitinha! :*

      Excluir
  4. Amei o casamento gótico!
    Gente, sua pesquisa tá muito boa! Ainda bem que descobri esses posts, quero continuar acompanhando <3
    Beijão, linda!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Molhier esse casamento foi uma quebra de tabu da poxa, mas na época foi muita gente tirando onda com o casal na internet ao invés de ver o quanto eles sofreram pra fazer o que queriam. Tô tão feliz que estão gostando das pesquisa!!! Acho que essa semana ainda tem mais coisas do projeto! Bjos lindona, apareça mais vezes :*

      Excluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...