quinta-feira, 8 de março de 2012

Especial dia da Mulhes - Como surguiu o corset?

Muitas garotas quando olham para um corset pensam: Nossa que lindooo, preciso de um desses! E muitos rapazes que vêem uma mulher usando um corset pensam: Nossa que sexy!
Mas não sabem de onde vem tanto glamour  e elegância. Uma peça cobiçada por Góticas para  usar e desejada pelos homens para tirar... Eis a sua origem!
A origem da palavra Corset, vem da palavra francesa cors “corpo” deriva-se do latin corbus. Nenhuma outra vestimenta na história ocidental, obteve tamanho significado político, social, e sexual, quanto o corset.

O corset não era considerado apenas uma vestimenta, projetada para realçar tão somente as formas femininas. Ele se transformou em um ícone, de tudo o que despertava o fascínio. Somente o Corset, para realizar tamanha façanha, levando-se em consideração, as rígidas regras sociais da era Vitoriana.

A origem exata do aparecimento do corset, perdeu-se na antiguidade. Porém, os antigos gregos, já usavam certamente um estilo de corset. Sabe-se que a vestimenta já acentuava a silhueta feminina, deste os séculos treze e quatorze, espalhando a sua popularidade para outros países.

O uso dos corsets, difundiu-se nos séculos quinze e dezesseis, como observamos em variadas pinturas da época renascentista. Porém estes mesmos corsets, eram particularmente muito rígidos bem como incômodos.Eram confeccionados com materiais como o ferro, madeira, e ossos de baleias. Os ossos de baleia se transformaram no principal material para fornecer compressão ao corset.
No começo do século dezesseis, as formas espanholas influenciaram as senhoras italianas e inglesas.O Corset de ferro deve ter sido excepcionalmente incômodo e pesado. Este tipo de corset, produzia uma cintura bem acentuada e pequena. O seu designer de formato cônico, sustentava e alongava de forma visível, a silhueta feminina.
No final do século dezessete, os corsets se tornaram mais elaborados, com volumosas saias, muitas petticoats, com a cintura bem afinada e marcada pelo uso do corset. O corset também tinha a finalidade de “levantar os seios para seduzir”. Toda a mulher da sociedade da época, buscava este visual. Os corsets foram usados tanto pelas meninas, quanto pelos meninos de famílias ricas da época.
O Tight Lacing tornou-se popular no final do século dezoito. Contudo, a volta da modelagem francesa na vestimenta, foi acompanhada pela diminuição do laço apertado, na França pelo menos.O corset foi visto como símbolo de uma aristocracia decadente. Napoleão descreveu o corset como “o assassino da raça humana”.Esta mudança espalhou-se pela França, e os corsets se tornaram mais curtos, ou foram abandonados completamente.
Na primeira década do século dezenove, os corsets de formato mais longo, voltaram.A função disciplinadora do corset, era muito recomendada na época. Se você desejasse que uma menina crescesse delicada e com “boas maneiras” teria de usar um corset. Os Corsets continuaram a ser usados também por homens, supostamente por razões de saúde, tais como sustentação da coluna, e para se obter uma postura correta.
Jonh F. Kennedy, presidente americano, usava um corset masculino liso, para melhorar a sua postura. Os anos que antecederam a primeira guerra mundial, os corsets eram longos e retos. Os corsets eram feitos frequentemente de borracha, com a invenção do lastex pela borracha da Dunlop.
O espartilho atualmente
O espartilho atualmente, voltou a ser apreciado com muita admiração no mundo todo. É verdadeiro dizer que os corset nunca desaparecerá, e estará sempre presente no mundo da moda. É justo se dizer que esta peça, realmente nunca mais terá a extensão de sua utilização, como na idade Vitoriana.
Porém, uma mulher de corset, inegavelmente representa um ícone, de tudo o que desperta o fascínio
PS: Essa historia da origem do corset encontrei no site Ateliê Madame Rouse onde se eu não me engano você também poderá encomendar seu corset! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...