domingo, 26 de junho de 2011

Góticos em cemitérios... Por quê?



Bem, muitas pessoas chegam pra mim e perguntam: Você frequenta cemitérios? Por quê? O que você vai fazer em um lugar como esse?
As respostas que tenho pra dar são sempre as mesmas: Somos atraidos pela atmosfera austera e lúgubre dos cemitérios. Cemitérios não são lugares repugnantes, cheios de fantasmas e espíritos como muita gente pensa e tem medo.


Não são todos os góticos que freqüentam cemitérios, há aqueles que prefiram lugares um pouco mais movimentados como baladas, shows e festivais, praias... Mas também há aqueles que gostem de frequentar o bom e velho cemitério onde a vovó foi enterrada. Não por que há corpos lá, mas sim por conta da inspiração e da paz que um lugar como este pode proporcionar. Além de nos mostrar que a morte sempre está e esteve nos rondando (não nos deixando esquecer isso), mostra também o lado artístico, pois na maioria deles têm grandes estátuas, túmulos e mausoléus. É uma verdadeira exposição de Arte em esculturas e Arquitetura Gótica!
Alguns Góticos frequentam cemitérios com os amigos para fazer saraus (para aqueles que não sabem saraus são encontros literários e culturais) escrever seus poemas, beberem um pouco, conversarem, tocam suas musicas preferidas... Mas JAMAIS para arrombar túmulos e pegar crânios para fazer rituais satânicos como a sociedade acredita. Pessoas que fazem esse tipo de vandalismo e desrespeito não podem ser chamadas de Gótico; beber sangue, roubar ossos, rituais de magia negra... Gente isso tudo é mito, é farsa de pessoas sem noção que acabam com a imagem real de um gótico!  
E aqui fica meu apelo para aqueles que acabaram de se descobrir e se identificar com a subcultura: “Se forem para cemitérios, prestem atenção no que vão fazer! Um cemitério é um lugar onde se deve respeitar os mortos e admirar a morte e seu lado bom, e não um lugar de vandalismo.” Espero que entendam o que estou querendo passar com essa postagem. Quero orientar, aos novatos nesse mundo, que o cemitério é um local para se admirar e não para destruir!

28 comentários:

  1. Gostei muito da postagem, gosto do seu discurso, ^^. Claro gostaria de fazer uma observação com o que disse, mas por uma questão de gosto que de critica, os cemitérios tem arquitetura gótima, mas vale lembrar tambem que tem grande influencia do cenário Classico(que eu adoro!!!) Parabéns...eu ainda não tive tempo suficiente de passear por todas as postagens, mas espero tê-lo em breve....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Kelly, verdade, tem influência não só do Clássico mas tbm do neo e do Barroco, muito boa observação, Obrigada e espero q possa ver e gostar das postagens q ver por aqui, Abraços ^^

      Excluir
  2. bacana o intuito de orientaçao porem....existiram muuuuuuuuuuitos e ainda existem muuuuuuuuuuitos goticos que nao sao novatos e praticam estas barbaries em nome da cultura gotica. o que deveria haver eh uma reeducaçao destes tambem...mas isto provalvelmente seria impossivel. o que alegra por outro lado eh ver este tipo de post pois assim da pra ver que ainda existem muitas cabeças pensantes no universo!!!
    abraçao do sul
    BB

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei seu blog fiquei encantada !!Nunca li algo tao bom assim!!Otimo bravo!!adorei!!quem quiser me adc amanda_migotica@hotmail.com!!Eu estava a procura de documentarios sobre goticos,pq falaram que eu sou uma ,mas ate entao nao sabia o que eh,aprendi mais sobre essa tribo!!Nossa esse blog e otimo adorei!Quem escreve e bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. Cada dia fico mais encantada com esse blog,estou aprendendo mt com ele,obrigada por me encinar a entender e nao ter virado as costas pra mim,cada dia fico mais viciada na sub cultura!!Beijos sangrentos e gelados da Amanda !Adorei a parte do poema dos namorados,eu sei que um dia poderei encontar alguem que posso reparti minhas lagrimas,minha solidao,minha trsiteza,e no momento de angustia,podera me abracar,e em meio as trevas,me encinar a viver!!Sei que a noite vai trazer ele pra mim!!mt bom adorei mesmo esse blog !!

    ResponderExcluir
  5. eu não sou ghotico mas amo muito desse mundo, e estou criando uma Persaguem de Quadrinhos que tem esse mesmo ( digamos) interesse :D

    ResponderExcluir
  6. Lady Dark,

    adoro cemitérios.

    Em meu blog biblioteconomiaepatrimonio.blogspot.com há textos sobre arte cemiterial, elaborados em minha especialização em educação patrimonial, caso tenhas interesse.

    Convido-te a visitar, também, meu blog haumdemonioatrasdaporta.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Aí quando a vida desta desgraçada muda ela se esquece do des
    respeito que cometeu em solo de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Costumo rezar em cemiterio pelas almas, já vi coisas tremendas
    e digo sem temor nenhum não briquem com as almas elas podem interceder por vocês como tambem outras coisas podem desgraçar
    suas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Procurem rezar um Pai nosso as almas elas ficam muito felizes.

    ResponderExcluir
  10. É incrível como ainda existem pessoas de mentes tão pequenas que comentam certas coisas por aqui... LEIAM A POSTAGEM antes de falar alguma besteira, isso é um blog informativo e não um insulto aos mortos, muito pelo contrário, há até uma certa adoração e respeito pelos mortos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog! :) parabens! e gostei bastante da radio... so tem bandas boas (depeche mode,the smiths,the cure,blutengel etc) muito boa :D

      Excluir
  11. Meu nome e kaleb gosto de cemitério não sou gótico, cemitério e um lugar bom de ficar ajuda pensar na vida um lugar bom! Ja fui varias vezes para ver meus amigos e ler uns livros um lugar prefeito para ler um livros bjj gostei do blog

    ResponderExcluir
  12. Curto gótico desde 1900 e bolinha e não suporto cemitério. Prefiro parques, florestas, praças, praia durante a noite, casarões antigos, muitos transformados em museus, centros culturais e bibliotecas. Tais locais transmitem uma atmosfera de paz, tranquilidade, mistério e introspecção muito boa. Sou espiritualista e os cemitérios são lugares com energia pesada, deixada pela tristeza dos familiares dos falecidos, nos enterros e nas visitas. Não visito cemitério pois acredito que o espírito é imortal, não vejo função em deixar flor para ossos. Alguns espíritos não conseguem se desprender desse mundo e vagam sim por cemitérios, óbvio que não estão em uma situação muito boa, transmitindo umas energias estranhas. Tudo isso associado a péssima conservação e abandono das peças de arte desses locais os tornam para mim interessantes apenas em filmes de terror, mas cada um tem o direito de frequentar e se sentir bem onde quiser.

    ResponderExcluir
  13. Ola adorei seu informativo sempre tive algumas duvidas sobre a subcultura gotica (que gosto muito) e uma delas voçe respondeu ja tentei ser gotico e falhei pois percebi que não dependende da aparencia mais no fundo sei que sou um por que adimiro a arte, gosto de poesia, sou fascinado por cemiterio (a atmosfera me satisfaz) gosto fazer desenhos sobrios e tal. Não sei se um dia vou fundo nisso mais minha vida dis muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do informativo e suas duvidas foram sanadas! E quanto a tentar se vestir de acordo com a subcultura para muitos não é facil, tem que gostar da estética, mas para gostar da subcultura em si não necessita se vestir a carater, o que importa é que você se sinta bem como é, é o que eu tento mostrar aqui... Não importa se vc ama se vestir como gótico ou não, e sim ser vc mesmo! Obrigada pela visitinha amore e espero que tenha gostado do blog :D

      Excluir
  14. Adorei o seu blog! Embora eu não seja gótica, admiro o movimento e já usei roupas desse estilo há alguns anos atrás. Com certeza lerei os posts antigos. Muito bom o artigo. Infelizmente as pessoas tem muitos preconceitos em relação aos góticos. Beijos!!! www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  15. O listado da querida Celta

    Lá com a dor sangrenta se eviscera,
    Tenho ido à sepultura derradeira;
    Fecho os olhos, em lar da carne inteira...
    Celta, me abraça docemente e espera.

    Para uma pálida emoção, que é vera...
    Eviscero-me o olhar de uma sujeira,
    Mas quero ouvi-la: "Eterna companheira!"
    A grande foice da ardentia mera.

    De um coração quebrado, quem enterra!?
    Ah! Sim, me lista quando eu te aceitar,
    Que o meu corpo estripado sempre cerra.

    Para chorar, sofrer e até doer,
    Aceito-te, na tripa de um arfar...
    Eu mereço um caixão que hei de morrer.

    Lucas Munhoz
    (09/01/2016)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo seu poema Lucas... Também costumava escrever, mas andei meio parada por conta da faculdade. Pretendo voltar o mais breve possivel, mas antes das novas ja deu uma conferida nas poesias aqui do blog?

      http://ladydarks.blogspot.com.br/search/label/Poesias

      Excluir
  16. Obrigado por responder a minha questão. As pessoas tem muito preconceito, discriminação.
    Mas lá, pode ser também um local para parar e pensar na vida, obter inspiração, e lembrar dos parentes mais próximos.
    Não sou gótico, não sou rockeiro, mas gostei muito da postagem, e me fez refletir bastante sobre o assunto. Grato.

    Se puder, visitaria meu canal? Não tem nada haver com rock, mas eu gosto de falar das coisas que me veem a cabeça ou está muito aberta a discriminação da sociedade atual. Se puder e quiser: youtube.com/98tv

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente tem muita gente que não é como nós góticos vai e resperta até jornalistas de vez em quando gravam matérias no cemitério e são aceitos

    ResponderExcluir
  18. E também não precisamos sera deprimidos trsites e entre outros aregimentos horríveis que a sociedade acredita

    ResponderExcluir
  19. Podemos fazer nossas zueras em festas podemos trabalhar estudar rir e ter nossas vidas e amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabrielle, muitos não enxergam isso! Somos acima de tudo humanos e tbm temos sentimento, rimos, choramos, temos amigos, saimos, vamos a praia como qualquer outra pessoa a diferença é que me identificamos com uma subcultura que muitos veem com maus olhos! É uma pena que essas pessoas não se interessem em aprender mais sobre nós antes de julgar!

      Excluir
  20. Quem viola túmulo é o pessoal do black metal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "blues e derivados", então... acho q esteriotipar um determinado movimento, estilo ou tribo alternativa muito errados, até pq nem tds que fazem parte do black metal violam túmulos, na realidade quem viola túmulo são criminosos, independente de tribo, aparência ou estilo!

      Excluir
  21. parabens galera respeitar um cemiterio um lugar de pessoas com seu belo descanço
    deste mundo de sofrimento poriço novatos entrem lá com atitude,respeito,vamos sim apresciar ha bela arteque so no cemiterio tem .

    ResponderExcluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...