sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Malice Mizer - Visual Kei e Gothic Vitoriano Japonês


MALICE MIZER foi uma das bandas que mais influenciou a história do movimento conhecido como Visual Kei, sendo uma das bandas mais conhecidas. MALICE MIZER, como algumas bandas, passou por etapas e mudanças, tanto na formação como em suas principais caracteristicas musicais, passando de uma sonoridade mais barroca e até mesmo góticas.

Em 1992, os guitarristas Mana e Közi criaram os MALICE MIZER, convidando também o baixista Yu~Ki, o vocalista Tetsu e o baterista Gaz, sendo esta a primeira formação da banda.

Embora haja dúvidas em relação à origem do nome da banda, sabe-se que segundo o Mana, a maldade e a miséria são características inerentes ao ser humano, logo não é difícil fazer uma ligação, principalmente tratando-se de uma banda que trabalhava sempre baseada no questionamento filosófico “o que é humano?”.

A banda possuía uma especial influência da atmosfera clássica européia, principalmente fruto da concepção romântica moderna sobre os vampiros, completamente influenciada por filmes de terror italianos da década de sessenta. Suas composições misturaram com maestria a inspiração dos instrumentais clássicos e vocais ora agressivos, ora calmos e românticos, e não se limitavam à música. Sendo uma das mais importantes e influentes bandas do movimento Visual Kei japonês da década de noventa, MALICE MIZER era extremamente performática e teatral.

No decorrer de sua carreira, a banda apresentou-se sob diversas maquiagens e figurinos e em diferentes cenários, dando ao público a sensação de estar diante de uma outra banda, pelo menos enquanto não percebia-se a mesma temática, que apenas estava sendo tratada sob outro ângulo. Longe de tentar esgotar todas as possibilidades, o MALICE MIZER deixou que a imaginação tomasse de conta e mostrou que sobre um mesmo ponto há diversas interpretações, despertando assim a curiosidade das pessoas, curiosidade esta que foi convertida em admiração por parte daqueles que viraram fãs e compreenderam seus ideais.


A banda passou por três formações diferentes, mais conhecidas como “eras”. A Era Tetsu, a Era GACKT e Era Klaha, os três vocalistas, respectivamente, assistidos durante toda a trajetória musical de quase 10 anos.

Após o fim da banda em 2001, a maioria de seus integrantes seguiu carreira solo e, acompanhando-as, é possível ver o quanto era importante a participação de cada um deles para formar o grupo MALICE MIZER. A banda foi cada um deles e todos eles juntos. Embora eles não tenham tido um “fim” oficial (a banda se encontra em hiato), acredita-se que seja difícil uma reunião da banda, mas ainda podemos apreciar, sem nunca deixar de nos surpreender, aquilo que nos foi legado.

Deixo com vocês a musica que eu mais gosto do Malice, na epoca do Gackt, espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...