quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As diversidade do Estilo Gótico (((visual)))


 

A maioria dos góticos usam preto como a sua forma de se expressar fisicamente, mas variam em combinações de preto e outras cores. O estereótipo da moda gótica, às vezes denominado como visual romântico, apenas se encontra limitado pela imaginação e finanças do indivíduo, e pode muitas vezes incluir trabalhos elaborados de corseterie e conjugações de saias de baile, véus e mantos, utilização de eyeliner muito carregado, verniz preto, redes, cabelo armado e vários “empréstimos” da moda Isabelina e Victoriana. Também são populares as calças de lycra justas, botas de ponta bicuda, camisas de folhos e qualquer coisa que tenha fivelas! De um modo geral, a natureza dos eventos ditará o estilo a adoptar.
Ambos os sexos usam maquilhagem extremamente elaborada. O cabelo normalmente surge em tons de azul/preto. Ainda há que notar a existência de semelhanças entre a base da moda gótica e a maioria da roupa usada pelo black metal, o que pode complicar as coisas no que toca a distinguir os indivíduos de cada um dos estilos. A moda da cultura gótica, evoluindo do espírito do Punk, tem uma forte componente Do It Yourself, ou seja, é comum que a roupa de cada indivíduo seja feita por ele próprio, pois há poucas lojas que vendam acessórios ou roupa deste estilo, e as que vendem são muito caras.
Sendo uma evolução da roupa Punk, a roupa gótica mantém algumas das suas antigas características, como, por exemplo, o hábito de rasgar ou cortar as peças, e depois reparar os “estragos” com alfinetes d’ama ou outros artefactos parecidos, de modo a recriar uma imagem relativa a certos géneros mais conotados com o Punk ou Industrial. Esta técnica cria um efeito de costura descosida, que pode também ser recriado utilizando várias fivelas ao longo da linha de corte”
 
Visual sombrio, com muito preto, maquiagem carregada e pele pálida. Essa série de características são facilmente relacionadas com o estilo gótico, que há tempos influencia a moda com sua estética soturna e misteriosa. Para fazer uma retrospectiva e prestar uma homenagem, o importante museu do Fashion Institute of Technology (FIT), de Nova York, inaugurou nessa semana a exposição 'Gothic: Dark Glamour'. Ao que tudo indica, o visual fará sucesso nos próximos meses.

Tradicional Goth/ Dark wave

 
O estilo mais comum e mais difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk.
Eles costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, como Bauhaus, Sisters of Mercy, Clan of Xymox antigo. Seria, dentro do contexto darkwave, a ala “old school”. Em geral tendem a não considerar muito a existência do electrogoth ou não gostar muito daquela coisa de “ebm-industrial-synthpop” que muitas bandas acabam assumindo.
Visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteados espetados, influenciados por toda a leva de bandas dos anos 80. Costumam também mesclar roupas de Sado-masoquismo, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas.
 

Death Rock


O deathrock é a parte da música darkwave mais ligada ao punk. Por conta disso seus fãs mais ardorosos tendem a parecer punks, mas com uma roupagem mais sombria e sinistra.
Grandes nomes do estilo, com Christian Death, Specimen, Alien Sex Fiend são sempre ícones para esse tipo de fã. Bandas novas, como Bloody Dead and Sexy e Tragic Black mostram que o estilo ainda vive e possui energia.
O visual deathrocker é punk. Roupas rasgadas, cabelos moicanos, brincos, coturnos e outras coisas do guarda-roupa punk. É muito fácil confundir um deathrocker com um punk, a primeira vista. Também possuem uma forte preferência por filmes de terror, sobretudo aqueles de baixa produção.
 

Cyber Goth


O cybergótico nasce dentro de uma cena eletrônica.
Suas roupas são bem diferentes das roupas do gótico tradicional, com cores florescentes, néon, misturados com alguma coisa escura. Seu vestiário usa e abusa de temáticas futuristas, pegando idéias até mesmo dos filmes de ficção cientifica.

As bandas proeminentes para esse tipo de gótico são da cena eletrônica. Muitos sequer ouvem alguma coisa próxima do darkwave, exceto talvez por uma banda ou outra. Ouvem muito EBM, Industrial, Synthpop, Futurepop, Noise. Bandas como Das Ich, Front 242, Assemblage 23, Android Lust etc.


Medieval Goth


Esse tipo veio com o advento da música medieval dentro da cena darkwave e com a adoção do termo histórico do gótico.

Essas pessoas possuem um senso de história muito grande e adotam esse conhecimento no seu visual. Roupas simples, vestidos e pouca maquiagem fazem do estilo medieval uma faceta um tanto quanto “fora’ dos outros estilos. Procuram sempre por histórias do período medieval e renascentista. Em termos gerais têm por medieval algumas revisitações do estilo renascentista.

Costumam ouvir bandas que mesclem música medieval com algum ritmo folk e também grupos de ethereal/dreampop.
Bandas com Dead Can Dance, Enigma, Faith and the Muse, Qntal, Love Spirals Downwards. Lovespirals, Love is Colder Than Death etc.

moda alternativa se refere a qualquer estilo que esteja desconectado das chamadas tendências mundiais, domainstream se preferirem. O termo pode se referir a um estilo de vestir de determinados grupos ou subculturas (góticos,punks, hippies). Em alguns momentos, a customização ou personalização de roupas e acessórios se confunde com a própria moda alternativa, visto que representa uma tentativa de diferenciação dentro da moda dominante, que é essencialmente massificada.
A moda alternativa é também uma moda ousada e de personalidade forte, que vem sempre acompanhada de uma determinada atitude, que varia de acordo com o(s) grupo(s) envolvido(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...