Olá minhas Ladys e Lords.
Hoje o tema é um tanto polêmico, que envolve bastante o visual e até mesmo a sexualidade de membros da nossa subcultura.
Segundo o Dicionário, ANDROGINIA é:
- qualidade ou característica do que é andrógino.
- bio m.q. HERMAFRODITISMO.
O que sabemos que em prática não é exatamente isso, já que esse é um conceito arcaico e muito generalizado não é mesmo?
A pessoa que é considerada andrógina é aquela que tem características físicas, comportamentais e visuais de ambos os sexos. O que costuma ser difícil definir a que gênero a pessoa andrógina pertence apenas por sua aparência.
![]() |
Anna Varney (Sopor Aeternus) |
Homens que gostam da sua androginia vão gostar de usar acessórios femininos e Mulheres normalmente utilizam adereços masculinos, visando ressaltar a dualidade. O que de forma preconceituosa, costumam dizer que pessoas andróginas sejam homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de sua identidade de gênero, nada tendo a ver com a orientação sexual ou ainda com atração erótica por alguém semelhante. Assim, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais, assexuais ou ainda como pansexuais, de forma livre.
![]() |
Boy George (Culture Club) |
Dentro da Subcultura Gótica a forma de androginia mais cultuada é a masculina, ou seja, de homens que tenham características mais femininas, por isso há um certo costume, inclusive dentre os que não são, do uso de maquiagens, esmaltes, saltos, plataformas, espartilhos, saias e outros acessórios e vestimentas mais femininas. O que surgiu em forma de oposição a sociedade machista, que simplesmente recrimina homens com essas características. Isso infelizmente também assola a nossa subcultura, é mais disfarçado de aceitação, mas também existe, como em todos os lugares!
Tudo isso, de certa forma também trás alguns problemas pra ambos os sexos, já que muitas meninas podem cair na busca desenfreada pela beleza gótica perfeita, podendo haver um padrão, assim como é encontrado na sociedade convencional, inclusive briguinhas infantis nas redes sociais para saber quem é a gótica mais caracterizada, mais bonita, mais alguma coisa que a outra.
Isso de certa forma divide a cena e acabam trazendo problemas, que não deveriam existir no meio underground, para dentro da própria cena.
![]() |
Siouxsie |
Ícones como a diva, maravilhosa, Soiuxsie Sioux, brincavam com a androgenia, o que por esse motivo sua beleza nunca foi tão citada ou enaltecida na época. Hoje com uma certa evidencia do feminismo, com as mudanças na subcultura de tempos em tempos, isso veio mudando e sua força na voz, aparência e letras, tem recebido um foco muito maior.
O que falta mesmo é que as moças dentro da subcultura parem com a obsessão pela beleza extrema inalcançável, e que os homens andróginos não liguem para as críticas do resto da sociedade e vivam como querem!