sexta-feira, 15 de junho de 2018

Góticos e a Androginia

Olá minhas Ladys e Lords.

Hoje o tema é um tanto polêmico, que envolve bastante o visual e até mesmo a sexualidade de membros da nossa subcultura.

Segundo o Dicionário, ANDROGINIA é:

  1. qualidade ou característica do que é andrógino.
  2. bio m.q. HERMAFRODITISMO.
O que sabemos que em prática não é exatamente isso, já que esse é um conceito arcaico e muito generalizado não é mesmo?
A pessoa que é considerada andrógina é aquela que tem características físicas, comportamentais e visuais de ambos os sexos. O que costuma ser difícil definir a que gênero a pessoa andrógina pertence apenas por sua aparência.

Anna Varney (Sopor Aeternus)
Homens que gostam da sua androginia vão gostar de usar acessórios femininos e Mulheres normalmente utilizam adereços masculinos, visando ressaltar a dualidade. O que de forma preconceituosa, costumam dizer que pessoas andróginas sejam homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de sua identidade de gênero, nada tendo a ver com a orientação sexual ou ainda com atração erótica por alguém semelhante. Assim, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais, assexuais ou ainda como pansexuais, de forma livre.

Boy George (Culture Club)
Dentro da Subcultura Gótica a forma de androginia mais cultuada é a masculina, ou seja, de homens que tenham características mais femininas, por isso há um certo costume, inclusive dentre os que não são, do uso de maquiagens, esmaltes, saltos, plataformas, espartilhos, saias e outros acessórios e vestimentas mais femininas. O que surgiu em forma de oposição a sociedade machista, que simplesmente recrimina  homens com essas características. Isso infelizmente também assola a nossa subcultura, é mais disfarçado de aceitação, mas também existe, como em todos os lugares!

Tudo isso, de certa forma também trás alguns problemas pra ambos os sexos, já que muitas meninas podem cair na busca desenfreada pela beleza gótica perfeita, podendo haver um padrão, assim como é encontrado na sociedade convencional, inclusive briguinhas infantis nas redes sociais para saber quem é a gótica mais caracterizada, mais bonita, mais alguma coisa que a outra.
Isso de certa forma divide a cena e acabam trazendo problemas, que não deveriam existir no meio underground, para dentro da própria cena.

Siouxsie
Como dentro da Subcultura há uma valorização do feminino, a androgenia feminina (mulheres com aparência masculina) é completamente rejeitada, já que tem essa glamorização da beleza e da extrema feminilidade, o que faz com que góticas que saiam do padrão branquinha, dos cabelos lisos e magra, sofra preconceito, não só no meio mainstream, mas também em meio alternativo. Mulheres com aparência mais forte, mais agressiva, mais gordinha, mais enraizada, acabam sofrendo pressão também dos homens da cena, pois querendo ou não há um machismo disfarçado dentro da subcultura também, onde há essa cobrança dessas características de bonecas de porcelana intocáveis, que também é uma espécie de objetificação da mulher.
Ícones como a diva, maravilhosa, Soiuxsie Sioux, brincavam com a androgenia, o que por esse motivo sua beleza nunca foi tão citada ou enaltecida na época. Hoje com uma certa evidencia do feminismo, com as mudanças na subcultura de tempos em tempos, isso veio mudando e sua força na voz, aparência e letras, tem recebido um foco muito maior.

O que falta mesmo é que as moças dentro da subcultura parem com a obsessão pela beleza extrema inalcançável, e que os homens andróginos não liguem para as críticas do resto da sociedade e vivam como querem!



4 comentários:

  1. Adoro a versatilidade dos seus posts! <3 E me identifiquei total aqui, dado que se for levar em consideração o comportamento, creio que posso me considerar andrógina então, heuhe! E realmente não tem nada a ver com orientação sexual, dado que fico no "hereto-assexual", basicamente, huaha! É tão complexo essas questões, e interessantíssimas! Adorei o texto amora maravilhosa! E vá me visitar no blog! <3

    4sphyxi4.art.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga obrigadaaaa, tento manter ele dessa forma! Mas sim a questão da androginia é complexa, pois há um leque todo de comportamento aparencia e outras coisas a serem levadas em consideração! Adorei a visitinha! ♥

      Excluir
  2. To pra ver outro blog que tenha um conteúdo se subcultura gótica tão rico e completo como o seu! Ás vezes eu venho aqui só pra ficar relendo posts antigos hahahaha E realmente, o pessoal vem puxando problemas que são alheios a cena pra dentro dela, com discussões infantis e imposição de padrões que anteriormente não tinham, a situação ta ficando bem caótica :c
    Um beijo!
    https://ocraniodocorvo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnnn que amooooor! Obrigada demais por essas visitas, realmente estou precisando atualizar mais o conteúdo daqui, mas tem sido dificil conciliar com estudos e outras coisinhas kkkk. Uma pena a forma q as pessoas tem trazido problemas pra nossa subcultura tão rica, é como se estivessem trazendo a praga pra apodrecer nossos frutos, o q precisamos agora é combater!
      Bjs lindona!

      Excluir

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...